domingo, dezembro 9

Natal - tempo de ajuda



Confesso,

Não era uma época que eu gostava, até muito recentemente...

Porque?

Sinceramente não sei... 

Quando criança, toda gente gosta não é? 

As prendas, a montagem do presépio, ir buscar o musgo, os enfeites da árvore de Natal, as fitas, as luzes, os chocolates do Pai Natal que se colocava na árvore ( eu abria-os e depois comia a cabeça e colocava de maneira que ninguém descobrisse =P ) , o ir deitar para que o Pai Natal fosse colocar as prendas nas meias, o abrir dos presentes em família, a cidade cheia de luzes e a azafama da época.
Era lindo essa época, quando eu era criança...
Adorava mesmo e talvez por causa de tudo isto nunca pensaria que não iria gostar desta época, mas a medida que foi crescendo, comecei aperceber-me da falsidade da mesma.
O negócio envolvente, a incoerência da data e até mesmo o facto de descobrir que o Pai Natal, era uma figura inventada pela companhia Coca-Cola (típico Pai Natal com barbas brancas e roupa vermelha)
A magia de outrora foi invadida pelo típico sentimento de engano e de gozo...

Durante anos,já em idade adulta, pensei sempre desta forma... 
O Natal era somente uma época em que as pessoas compram presentes porque a sociedade assim o exige, e , como alguns sabem, eu não sou homem para seguir os que os outros seguem e, porque principalmente, não tinha sentido nenhum.

até que um dia tudo mudou...
Houve uma pessoa que mudou a minha mentalidade...
e não, não foi a Carolina..
Obviamente nada faltou e nada falta a Carolina nesta epoca.
Dava e dou tudo o que lhe consegui dar e sempre com boa disposição e  espírito natalício, mas no entanto não foi ela que mudou a minha crença no Natal.
Quem mudou, foi a minha Sarah... <3

Porque?


1- Ela adora esta época;

2- Adora o facto de haver luzes em todo o lado;
3- Adora o facto da reunião familiar;
4- Adora colocar as fitinhas, as luzinhas, e fazer a árvore de natal;
5- Adora enfeitar a mesinha


Mas o que eu adoro mais, foi o facto, que ela mudou a minha ideia concebida do Natal.
Por causa dela eu agora percebo que o Natal é aquilo que nós fazemos dele e eu e ela acreditamos que, o Natal é uma época em que devemos ajudar quem mais necessita, e quem tem menos posses.

Nós somos um casal novo com várias dificuldades,como muito outros jovens que agora estão a começar a sua vida dentro de uma crise devastadora que assola Portugal.

No entanto, temos mais posses do que muitos que vemos na rua...

Já há 2 anos e qualquer coisa (ela vai me matar mas eu para datas sou uma nódoa  que estamos juntos durante esse tempo. adoptamos uma tradição.


Ajudar uma pessoa desconhecida que nós saibamos que necessita...


No ano passado, encontramos uma senhora idosa, que pede ao pé da Estação de comboios no Areeiro, num semáforos ao pé de uns cafézitos.

A Sarah mal viu a senhora começa a chorar...
Ela comovo-se sempre que vê pessoas a pedirem, especialmente se forem idosas...
 Nesse momento decidimos que naquele Natal, nós iríamos dar um cestinho com várias coisinhas ( cobertores, bacalhau,azeite, pão e outras coisinhas boas)... e assim foi....
Vocês nem sabem a alegria e o quentinho bom que eu tive quando vi a senhora a rir e agradecer a fundo do coração!
Não queríamos que ela agradecesse mas aquele sorriso, aquele momento de felicidade  foi muito mais do que um mero agradecimento...
Para mim foi algo que nunca irei saber explicar...

Adoro fazer bem as pessoas... Simplesmente adoro.. é assim que eu sou é assim que irei sempre ser...

Isso sim é Natal... Isto sim é o espírito que durante tantos anos procurei...

e é isso que todos nós deveremos fazer...

A todos, eu e a Sarah,

Desejamos um excelente Natal na companhia que mais amam....
e lembrem-se
O Bem Gera o Bem =)

6 comentários:

  1. adorei o post, super inspirador.
    parabéns pela mentalidade :)

    ResponderEliminar
  2. Identifiquei-me com o post, quando era criança também adorava o natal...prendas, doces, férias... era do melhor! Mas fui crescendo e aos poucos comecei a gostar cada vez menos desta época...e hoje há uma pontinha de mim que o odeia... enfim.

    Já fiz vários voluntariados no Banco alimentar contra a fome e fui daquelas meninas em que dava os saquinhos à entrada dos supermercados e é incrível o que a solidariedade das pessoas consegue alcançar!!!

    Mas gostar do Natal...hummm...pode ser que um dia o espírito natalício me volte a conquistar! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. =) tudo depende mesmo! para as crianças é do melhor, para nós adultos é o que quisermos fazer dele...

      Eliminar
  3. O espírito natalício é em grande parte um carneirismo comercial. Precisamos de comprar prendas a toda a gente ou as pessoas deixam de gostar de nós. Estou a exagerar mas ao mesmo tempo nem estou muito longe da verdade.
    Já vi pessoas que são arrogantes o ano todo para no Natal serem boazinhas e darem a desculpa de "como é Natal passa lá à minha frente". (Não estou a falar de ti! Tu tens um coração enorme!).
    É uma incoerência encontrar um homem a fazer compras de natal e que, por um simples mal entendido, se vira para mim sem me conhecer de lado nenhum e me diz todo revoltado que eu devia ir apanhar no...
    Irónico não é? Como digo sempre, eu não me dou muito bem com hipocrisias nem gosto de ser "enganado" pelo consumismo.
    Vejo o natal como a oportunidade de me reunir com a minha família e trocar acima de tudo sorrisos e confortos.
    Ainda não vivo com a minha namorada mas gosto de a visitar e estar um pouco com ela, visto que o seu sorriso e conforto têm um peso enorme para mim.
    É uma data de tradição e vejo-a como o dia da família mais do que o suposto nascimento de Jesus (não tirando o respeito e a compreensão desse acontecimento histórico).
    Desculpa se me estendi no comentário mas queria terminar dizendo mais uma vez que admiro a tua bondade e que em certas partes temos aspetos muito parecidos! :)
    Desejo-te também um feliz Natal na companhia de quem mais gostas e de quem mais gosta de ti!
    PS: Já agora, quando o homem me disse aquilo ignorei-o e deixei-o a falar sozinho. Afinal de contas, é Natal! :p

    ResponderEliminar