quinta-feira, outubro 25

O que é a celulite


Conhecida também por "casca de laranja" a celulite é um problema que afecta muito o género feminino, mas não unicamente.
Estudos indicam que a celulite é um problema que atinge até 80% das mulheres a nível mundial e este é um valor que ira crescer ainda mais.
Porque?
Devido a situação que se vive, hoje em dia... Muito stress, vidas sedentárias e má alimentação...

A celulite não surge somente nas zonas das nádegas, pernas e região abdominal, como muita pessoa pensa...
Ela poderá surgir em qualquer parte do corpo, desde que acha pele e gordura para ser acumulada.

Quando se fala em celulite, o normal é pensarmos em zonas do corpo humano que tem mais tendência para acumular gordura, especialmente nas nádegas, pernas e região abdominal.
No entanto, esta designação não é a politicamente correcta apesar de ser a utilizada por toda a gente, inclusive médicos.

e o que é a celulite?

A celulite, ou pele de casca de laranja vulgarmente conhecida, nasce da acumulação de gordura nas camadas superficiais da pele...
Simples como isso...


Para melhor compreender a formação da celulite, temos de levar em consideração as diferentes camadas que formam a nossa pele.
celulite3.JPG
  A pele é caracterizada por 3 camadas de tecidos sobrepostos: a epiderme, a derme e ahipoderme.
  A primeira é a mais superficial e tem uma função de revestimento e protecção, ao passo que as outras desempenham uma função de suporte e nutrição.

  • epiderme é constituída por 5 tipos de células diferentes, que se deslocam desde o interior até à superfície, sendo depois eliminadas com a esfoliação. Esta camada não possui circulação própria, pelo que os nutrientes são adquiridos através da derme.

  • derme é a camada intermédia, e é constituída por um conjunto fibrocelular. É nesta camada que temos as glândulas sebáceas e sudoríferas.

  • hipoderme é a camada mais profunda da pele e tem uma função de protecção e reserva de energia. É esta camada que está envolvida com o surgimento da celulite.

Na hipoderme ocorrem inúmeros sistemas de reacção que permitem o equilíbrio da pele, mas quando há outras alterações anatómicas, esta deixa de funcionar com a normalidade desejada, influenciando depois as outras camadas subjacentes. 


Fontes: Variadas

Sem comentários:

Enviar um comentário