segunda-feira, outubro 29

Gorduras Trans


O que é gordura trans?
A gordura trans é um tipo de gordura formada pelo processo de hidrogenação natural ou industrial. O processo de hidrogenação industrial consiste na adição de hidrogênio nos óleos vegetais até que este se torne sólido a temperatura ambiente.
Qual a necessidade de ter este tipo de gordura nos alimentos?
Para melhorar a consistência dos alimentos, dar um sabor mais acentuado, deixar os alimentos mais rígidos, crocantes e saborosos. E também para dar um prazo de validade maior aos alimentos.
Por que é prejudicial este tipo de gordura? O que causa no organismo?
O consumo excessivo de gordura trans no organismo provoca alterações no metabolismo lipídico. Aumenta o colesterol total e o LDL (colesterol mau), além de diminuir o HDL (colesterol bom). Com o aumento do colesterol, pode acontecer a obstrução dos vasos sanguíneos, causando doenças cardiovasculares. Estudos mostram também que o excesso de gordura trans favorece a acumulação de gordura visceral, que é a gordura armazenada entre as vísceras ou órgãos do corpo, ou seja, localiza-se na zona do abdómen.
Quais os alimentos que têm este tipo de gordura?
Alimentos industrializados, gelados, batata frita, salgados de pacote, bolos, biscoitos, margarinas, pratos congelados, empanados, etc. A gordura trans também está presente em menor quantidade, em alguns alimentos in natura onde passam por um processo de hidrogenação natural, ocorrido nos animais. Podemos citar a carne e o leite.
Qual a quantidade permitida diária para este tipo de gordura?
A recomendação é que se consuma o mínimo possível. Procure não ultrapassar a quantidade de 2 g por dia.
Eis uma lista de alimentos:
Esclareça suas dúvidas sobre gordura trans


Saudações Desportivas,



Fonte: Cyberdiet

Sem comentários:

Enviar um comentário