sexta-feira, outubro 19

Dicas Nutrição: Super Alimentos


São alimentos super concentrados energética e nutricionalmente, fornecendo ao nosso organismo uma dose extra de aminoácidos, vitaminas, minerais e outros nutrientes, de uma forma 100% natural, equilibrada e totalmente assimilável pelo corpo, o que não acontece com os complexos vitamínicos e minerais sintéticos.

traduzindo a imagem

Comer diariamente

Cereais
Frutas
Nozes
Chá verde
Cenouras
Legumes 

3x por semana

Abacate
Couve Flor
Brócolos
Batata Doce
Iogurte
Tofu

1x por semana

Sobremesa
Carnes Vermelhas
Álcool

Eliminar totalmente
Comida processada
Refrigerantes
Sopa enlatada
Comida de "dietas" falsas

Acrescento alguns alimentos que conheço:

Spirulina



«É uma bactéria pertencente ao grupo da cianobactérias. O seu nome deriva da sua organização estrutural em espiral», explica Tiago Osório de Barros. Segundo o nutricionista, «é uma proteína completa de alto valor biológico contendo todos os aminoácidos essenciais». Oferece «importantes ácidos gordos polinsaturados », sendo igualmente rica em «vitaminas hidrossolúveis do complexo B, vitamina C e vitaminas lipossolúveis A, D, E e K».
Ao nível dos minerais, é rica em «potássio, cálcio, cobre, ferro, fósforo e magnésio, contendo igualmente um conjunto de pigmentos antioxidantes, como betacaroteno, clorofila e xantofila». O principal benefício nutricional «é o potente efeito antioxidante que resulta da sua grande riqueza vitamínica e mineral, podendo ainda ter benefícios ao nível da integridade dos tecidos e epitélios do organismo», refere o nutricionista. A spirulina está disponível sob a forma de pó ou suplemento alimentar, custa cerca de 6,70 €, por cada 125 g.

Clorela



É uma alga verde, muito popular no Japão, do grupo das chlorophytas, rica em clorofila. O nutricionista Tiago Osório de Barros conta-nos que este é um alimento muito completo por conter «proteínas de alto valor biológico, 18 aminoácidos (incluindo oito aminoácidos essenciais), vitaminas e minerais, enzimas, fibra e clorofila». É igualmente «rica em antioxidantes, como betacaroteno e, particularmente, em vitamina B12», refere.

Por ser extremamente rica em clorofila, «estimula a formação de glóbulos vermelhos, afeta a nutrição e influencia o metabolismo e a respiração», explica o nutricionista. Desempenha um papel de «melhoria do sistema imunológico, na capacidade das células comunicarem e na identificação de corpos estranhos pelos linfócitos». Por ser rica em antioxidantes e em ácidos nucleicos, é favorável ao crescimento e manutenção dos tecidos. A clorela custa cerca de 7,20 € por cada 70 g e está disponível sob a forma de pó ou suplemento alimentar.

Sinceramente não sou de acordo com algumas coisas aqui na foto ...
Para mim refrigerantes somente da Compal AntiOxidantes... Se calhar não se pode colocar como refrigerante mas sim um sumo.. Deixo ao vosso critério
De resto até penso que seja bom, porque temos que ter uma vida equilibrada, e deveremos consumir tudo =)

Lentilhas



Alimento ideal para a dieta a para a saúde, pois é rica em proteína vegetal, que ajuda na formação e no fortalecimento da massa muscular e na cicatrização de ferimentos. 
A lentilha tem também alto teor de fibras, vitaminas e ferro e pouca gordura.

Batata doce


Duas vezes mais calórica do que a batata normal e mais hidratos de carbono (baixo índice glicémico), a batata doce é uma óptima fonte de vitamina C, fibras e potássio, diferente da batata convencional. Além de muito versátil - pode ser usada em pratos doces e salgados -, ela é amiga do verão, pois é fonte de betacaroteno, o componente que potencializa o bronzeado. 


Inhame


Fonte de proteínas, potássio e fósforo, podendo ser usado para prevenir doenças como osteoporose, artrite e cálculos renais. Fonte de hidrato de carbono e fibras, pode ser uma boa opção para substituir pães, massas, cereais e todos os tipos de tubérculos e raízes. Além disso, o consumo desses minerais ajuda-o na a memória. melhor maneira de consumir é cozido. Mas é importante que ele não fique muito tempo, para que não haja uma perda de nutrientes e vitaminas. 


Rabanete



Rosa por fora e branquinho por dentro, o rabanete é um legume benéfico graças às suas propriedades medicinais. Ele estimula as funções digestivas, limpa as vias respiratórias e ainda dá uma força ao sistema imunológico.  Grande quantidade de vitaminas e minerais, como cálcio, potássio, magnésio e fósforo.


Acelga



Também conhecida como couve-chinesa, essa hortaliça é extremamente versátil, pois dela aproveita-se tanto talos quanto as folhas. Além disso, ela é óptima crua ou refogada com azeite e alho.
Auxilia no controle do diabetes, pois apresenta fibras e possui substâncias que causam regeneração das células do pâncreas, que é o local onde há a produção de insulina.


Além disso, a acelga também é fonte de vitamina A e C. Quem tem tendência a desenvolver cálculos renais, precisa maneirar na quantidade consumida desse alimento. "Há grande quantidade de oxalato na acelga, substância que pode se ligar ao cálcio e formar pedra no rim", explica nutricionista.





Beterraba


Ela também está entre os rejeitados. Mas o que poucos sabem é que ela é uma grande aliada no combate ao cansaço. Pesquisadores da Universidade de Exeter (Grã-Bretanha) descobriram que o nitrato encontrado nela ajuda a reduzir o consumo de oxigénio e, portanto, desacelera o ritmo do processo que leva ao cansaço. Por isso, eles recomendam um copo de sumo de beterraba antes de praticar actividades. 


Nabo


Este vegetal carrega doses de vitamina C, cálcio e potássio. As folhas do nabo constituem um excelente alimento com alto teor de vitamina A, vitaminas do complexo B e de vitamina C. Além disso, suas fibras contribuem para regularizar o funcionamento intestinal, o que ajuda a digestão.




Saudações Desportivas,






Referencias: Sapo Saúde , Variadas


Sem comentários:

Enviar um comentário