quarta-feira, outubro 31

Cereais : o pequeno almoço perfeito

Os cereais são boas fontes de hidratos de carbono complexos, vitaminas e minerais e têm naturalmente pouca gordura, mas no entanto os integrais são melhores. 
Os cereais integrais contém fontes de fibra e outros nutrientes importantes, tais como selenio , potássio e magnésio. Os cereais refinados, como o arroz branco e farinha branca, têm o farelo e o germe retirado do grão. Embora se acrescentem vitaminas e minerais após o processo de moagem, estes não têm tantos nutrientes como os integrais e não fornecem tanta fibra.
Vamos falar agora dos cereais que eu acho que são de melhor importância para ingerir durante a nossa manhã.


AVEIA




 A aveia possui propriedades excelentes para baixar o colesterol, regular o intestino  prevenir cancro de intestino  perder peso, auxiliar no tratamento de diabetes, e prover diversos minerais e vitaminas para quem consome.

Benefícios 

Tendo uma grande quantidade de fibras a aveia é um cereal na qual deveríamos consumir diariamente.
Primeiro faz com que o nosso intestino funcione bem e segundo os nutrientes proveniente da mesma são absorvidos quase no total pelo nosso organismo.
Para os diabéticos, as fibras da aveia juntam-se ao açúcar dos alimentos, fazendo-o cair mais lentamente na corrente sanguínea. 
Para quem tem colesterol alto a aveia é uma óptimo parceiro para a  redução do LDL(colesterol mau), pois as fibras são solúveis em água e  transformam-se num gel que faz com que as gorduras não se depositem nas artérias, ajudando a baixar os níveis de colesterol mau, prevenindo doenças cardiológicas e também  de cancro de intestino, como referido já em cima.
Outro grande beneficio da aveia é a sensação de saciedade mais rápida, fazendo com que comemos menos e não termos aquele impulso para comer porcarias.
Eficaz na prevenção de hipertireoidismo, pois estimula a tiróide.
Funciona como energia para atletas e pessoas com altos desgastes físicos e mentais e ajuda no desenvolvimento do feto em mulheres grávidas.

As vitaminas e os minerais
Além das fibras, a aveia é uma óptima fonte de vitaminas e minerais. Cálcio, ferro, cobre, zinco, magnésio, fósforo e manganês são encontrados em abundância neste cereal, e também as vitaminas E e as do complexo B e proteínas. É um cereal completo.

Weetabix

Muito mais fácil de preparar, estes cereais de pacote encontram-se comercializado em todas as superfícies comerciais, e é um dos mais antigos e dos melhores a serem comprados.

 Com um baixo teor de gorduras e açúcar, são uma fonte excelente de fibra dietética, contendo muitos dos elementos necessários para que o corpo. Produzidos com 95% de trigo integral, contendo vitaminas, minerais e hidratos de carbono.
O alto teor de fibras presente no trigo significa que pode manter um sistema digestivo saudável com apenas 127 calorias por cada porção de 2 biscoitos.
geralmente como com frutas e a minha Whey Protein

Muesli




O muesli é um tipo de cereal de pequeno-almoço composto por uma mistura de cereais, geralmente trigo e aveia, sendo enriquecido com frutos secos (nozes, amêndoas, passas, etc) e desidratados (maçã, banana, coco, etc.). 

O teor em gordura varia bastante encontrando-se no mercado marcas com 5% e outras com quase 22%. Apresentam em média cerca de 9% de proteína e 71% de hidratos de carbono. 

Uma dose destes cereais representa uma contribuição calórica de cerca de 190kcal, e contribui com 28% das necessidades diárias de fibra.



Outras opções:

“Special K Frutas Vermelhas” têm 23g de açúcares simples por 100g
“Special K Classic” têm 17g de açúcares simples por 100g
CERELAC - Farinha Láctea tem 25,4g de açúcares simples, 9g de gorduras e um total de 417 calorias por 100g de produto.
Chocapic fica-se pelas 382 calorias com 37g de açúcares simples

saudações desportivas,



5 comentários:

  1. fiquei um bocado baralhada..o chocapic e o cerelac, são boas opções?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. td depende do teu objectivo! se é para emagrecer ou tonificar, não =)

      Eliminar
  2. Boa noite, fiquei com uma dúvida quanto à aveia....

    Geralmente o meu pequeno almoço é 1 maça com aproximadamente média/grande cortada aos poucos com um iogurte natural magro corpos danone e 2 a 3 tostas de 8 cereais...leva sempre canela e gengibre para dar um toque especial.;)

    Gostava de começar a variar um pouco porque já se torna um pequeno almoço de certo modo robotizado...

    Leite com weetabix de chocolate e uma maça?

    Leite com aveia?Que porções?

    Aproveito para felicitar o magnífico blog cheio de informação de alto interesse!

    Cordialmente,

    Gabriel

    ResponderEliminar
  3. Os meus cereais, há algum tempo, são aquelas "caganetas" de farelo integral. Cerca de duas mãos, com 2 colheres de sopa de farelo e uma de semente de linhaça, uma pitada de canela e depois leite. 3 minutos de micro ondas e vira hehehe. Fico perfeito :)

    ResponderEliminar
  4. Eu faço uma colher de sopa de aveia + uma de sementes de linhaça e um iogurte magro mimosa com aroma, tudo misturado numa taça.
    é uma delicia

    ResponderEliminar