domingo, setembro 30

Musculação - Como forma de emagrecimento





A musculação, ao contrário do que muitos imaginam, é uma actividade bastante útil para queimar calorias, tendo a características de continuar a gastar altas taxas de calorias mesmo após ter terminado o treino, pois a volta à calma é gradual e lenta devido à grande necessidade de reparação do tecido muscular, enquanto actividades aeróbicas, tais como corrida e natação, queimam calorias em maior quantia apenas durante a actividade, tendo uma redução
de nível metabólico mais rápido.
é um facto que, ao aumentarmos a nossa massa muscular,  nosso corpo irá pesar mais, já que o peso da fibra muscular pesa o dobro do que o tecido adiposo (gordura). Mas como poderemos verificar que este aumento de peso é feito através de massa magra (músculo) e logo é saudável. Mas porque é que é saudável?
A massa magra acelera o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura. Assim sendo, quanto maior a massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo e o seu gasto calórico.
Aumentar a massa magra e diminuir a gordura, que é o que a musculação faz.
Na verdade, o ideal é mudar a composição corporal, perdendo ou não peso na balança ou não é?
Na musculação tu não queimas gordura como fonte de energia. Durante o esforço (onde se usa o fósforo, a creatina e a glicose anaeróbio)   existe um processo chamado gliconeogênese  que é a utilização de gordura para repor as calorias perdidas durante o treino. Com o metabolismo acelerado, você continua queimando a gordura por muito tempo depois da atividade física.
Após o exercício aeróbico nosso organismo leva cerca de 1 hora para voltar ao normal, onde eliminamos entre 10 e 15 calorias. Quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino e até 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta do que exercícios aeróbicos.
Para terem uma ideia, um quilo a mais de músculos (que não é muito fácil de se conseguir) consome 15 kcal por dia. Em longo prazo (mais ou menos dez meses), se você conseguir ganhar dois quilos de músculos, irá perder até 9000 calorias. Poderá eliminar de 2 kg a 3 kg de gordura em 12 semanas, fazendo musculação três vezes por semana.

Pensem bem antes de criticar este desporto...

Sem comentários:

Enviar um comentário