domingo, agosto 19

12 dicas para acelerar o metabolismo


 

O que é o metabolismo?

É a energia ou seja calorias, que o corpo precisa para funcionar, Como devemos saber , o nosso corpo assemelha-se a uma maquina e para funcionar, como um carro, é necessário combustível, que no nosso caso é as calorias.
Nos homens é necessário um maior consumo de metabolismo, do que nas mulheres, para colocar esta “máquina” a funcionar.
Outro pormenor relevante é que a idade é um outro fator importante, sendo que aos 40 anos , tanto no sexo feminino como no sexo masculino, o metabolismo desce devido as alterações hormonais.
O desporto é outro pormenor que é muito relevante para a subida de taxa de metabolismo. Quando mais fazermos desporto mais o nosso corpo necessita de energia para queimar, logo é ideal, que o desporto faça parte da nossa vida.

Agora vou-vos indicar como poderão acelerar mais o processo metabólico:

1. Quebrar o jejum
Para o nosso organismo estar em equilíbrio é necessário que tenhamos a energia suficiente para alimentar e ai, têm que entrar um bom pequeno almoço.
Come um bom pequeno almoço é mais do que alimentar o nosso organismo durante um longo jejum. É dar alimento a este para que nas próximas refeições, a fome não seja tão agressiva nas refeições seguintes.
O que comer? Aveia, leite, queijo fresco, pão de lentilhas e fruta, ou seja, proteína e hidratos de carbono

2. Exercícios
Procure fazer exercícios diariamente ou pelo menos 3 a 4 vezes por semana, por pelo menos 20 a 30 minutos na maioria dos dias da semana. Caminhadas, correr, ciclismo, dança, alguma coisa que mantenha a sua atividade física. Todos nós somos diferentes, certo? Então algumas pessoas necessitam de 60m de uma atividade física moderada para combater os ganhos de peso. Mas nada de desmotivar, porque o nosso corpo acaba sempre por se acostumar as novas realidades =)

3. Refeições ao longo dia
Comer mais pequenas refeições ao longo do dia pode ajudar a manter uma taxa metabólica elevada. Além disso, há outra vantagem: esse método ajuda a reduzir os riscos de se comer demais. Pessoas que saltam refeições, têm a tendência, comer mais na sua próxima refeição, por isso consuma refeições e lanches balanceados para manter o controle da glicose no sangue ao longo de todo o dia.

4. Mais músculos mais perda de peso
É algo que digo sempre aos meus clientes! Quando mais massa muscular tivermos, mais perdemos em gordura. E sim, é um facto que até podemos ganhar mais uns quilos na balança, mas no entanto o que estamos a ganhar é musculo, que é mais pesado que a gordura.
Cada quilo de músculo queima aproximadamente 35 calorias por dia, enquanto um quilo de gordura queima cerca de 5 calorias. O ideal é fazer esse tipo de treino de resistência, no mínimo, três vezes por semana.

5. Escolhas
Felizmente, hoje em dia, é fácil substituir certas e determinas coisas que nos levam a engordar cada vez mais ( exemplo: refrigerantes) se é difícil para deixares de beber coca cola, por exemplo, podes sempre beber a coca light.
Ou quando a fome apertar, troque as batatas fritas por lanches mais saudáveis como nozes e amêndoas. Isto irá vós levar a que o corpo, pouco a pouco se habitue a comer bem.

6. Comer bastante proteína
Segundo alguns estudos, a ingestão de proteína regularmente pode ajudar a aumentar o metabolismo, porque aumenta a saciedade (sensação de plenitude), e isso pode ajudar a controlar a fome, evitando excessos ao longo do dia. As necessidades de proteína para um adulto são 0,8 gramas por quilograma de peso corporal. Portanto, uma mulher de 60 kg necessita uma média de 55 gramas de proteína por dia.

7. Faça treino intervalado
Poucos e poucos temos que começar a mudar o nosso treino, porque a tendência é você queimar menos calorias com o passar do tempo. Ao introduzir um treinamento com intervalo, o teu metabolismo aumenta e mantém o corpo queimando calorias, mesmo quando ele esteja parado.
Por exemplo, durante uma caminhada de 45 minutos de lazer, intercale 10 minutos de corrida acelerada, com 5 minutos de caminhada. Vale lembrar, que é importante acompanhar os seus níveis de glicose no sangue e se manter bem hidratado durante o exercício, bebendo água em abundância, pois o metabolismo fica mais lento quando o corpo está desidratado.

8. Não fazer dietas restritivas
O que queremos aqui é mudar de estilo de vida e não de dietas. Uma dieta parece bem a curto prazo, mas no fim acaba-se sempre por desisitir porque é demasiado restritiva. De certeza que já aconteceu a imensas pessoas aqui, incluindo eu mesmo, por isso sabemos que não resulta…

Diga não a dietas yoyo

9. Lanches entre as refeições
Os lanches ao longo do dia, desempenham um papel importante para o aumento do metabolismo. Segundo um estudo, atletas que comiam um lanche de cerca de 250 calorias, três vezes por dia, tiveram uma queima maior de energia do que aqueles que não lancharam.

Isso significa, que comer entre as refeições, pequenos lanches de baixas calorias ajudou-os a comer menos em suas três refeições principais, além de apresentaram uma maior taxa de metabólica, um menor consumo calórico total diário e significativa redução da gordura corporal.

10. Ser mais activo nas pequenas tarefas
Além de dos treinos, procure adquirir hábitos em que possa ser mais ativo, seja em casa ou no trabalho. Ao invés de usar o elevador, procure usar mais as escadas, ao invés de chamar o jardineiro, corte você mesmo a grama do seu jardim, ao invés de pegar o carro para ir até a padaria a duas quadras, aproveite para ir à pé. Essas pequenas ações contribuem para que você fique mais ativo e ainda ajuda a impulsionar seu metabolismo.

11. Inclua alimentos termogénicos na sua dieta·

Alguns alimentos ajuda a fazer com que seu corpo queime mais calorias. São os alimentos termogénicos, os grandes ativadores do metabolismo. Dentro desses alimentos podem destacar a pimenta, o café (com moderação é claro), gengibre, vinagre de maçã, canela, alimentos ricos em ômega 3 e o chá verde.

Algumas frutas também são termogénicas como a laranja, limão e kiwi e vegetais como brócolos, mostarda, hortelã, aspargos, couve, acelga, entre outros. Esses alimentos ao serem incorporados na dieta, ajudam não só a aumentar o metabolismo como também inibem a absorção da glicose no sangue.

12. Tenha uma boa noite de sono
Ter um sono profundo e de qualidade é muito importante não só para repor as energias gastas, como também para o metabolismo, pois é durante o sono que o Hormônio do Crescimento atua sobre a queima de gordura, especialmente em pessoas ativas e que realizam atividades físicas durante o dia. O ideal é dormir em torno de 8 horas por noite, mas é claro que isso depende cada organismo.

Espero que com isto consigam obter o que sempre desejaram =)
Saudações Desportivas,

2 comentários:

  1. Uma só palavras, brutal!
    Os meus parabéns, eu também já fui obesa e sei a dedicação e a força interior (que por vezes parece querer desvanecer) que se tem de encontrar todos os dias.
    Estou à adorar e a devorar minuciosamente cada post... Já partilhei alguns no Facebook :)
    Keep up the good work!

    ResponderEliminar