quinta-feira, fevereiro 2

Discriminação! Farei eu parte?




Hoje pela primeira vez sinto-me um completo inútil... sinto-me como mais um, na sociedade que eu desprezo e abomino.


Passo a explicar...
Como sabem estou numa fase de andar a pé pela cidade e ontem, não era excepção.
Estava eu no Lumiar quando vejo que um dos meus atacadores estava desapertado e então paro ao pé de uma paragem que tinha algumas pessoas.
Olho para a paragem e reparo numa senhora, com os seus 35-40 anos, com excesso de peso.
Nesse mesmo instante um autocarro para e vejo ela colocar-se na atrás da fila para entrar...
O autocarro já vinha cheio, e com as pessoas que entravam no autocarro mais cheio estava a ficar...
Aquela situação tornou-se tão familiar...
Recordo perfeitamente quando eu apanhava o autocarro, colocava-me sempre no fim para deixar as outras pessoas passar. Na minha mente eu era obeso e eu ocupava duas ou mais espaços no autocarro.
Vi o que a senhora estava a fazer, sem dar muita nas vistas.
Senti-me tão revoltado com aquilo, mas esperei para ver o que se passava.
Todos os gestos daquela senhora, provoca-me em mim,algo que já há muito não sentia.
Discriminação...
A situação não era comigo mas no entanto era como se fosse.
Pensei para mim mesmo.Será que não somos nós que colocamos naquela posição?
Porque é que ela se colocou a atrás? 
Se bem reparei ela estava bem de frente para a porta do autocarro quando a mesma abriu-se. Porque é que recuou para as outras pessoas passarem?
Eu vi que ela queria entrar naquele autocarro!!!!!
Temos DIREITOS Não!!!! 


O autocarro fecha as portas.
Ela e mais duas pessoas ficam na paragem.
Ela olha para mim e eu olho para ela.
Senti que poderia fazer algo por ela. Queria tanto ir ao pé dela e conforta-la, e dizer que não somos menos do que os outros... Temos que lutar por aquilo que temos a direito. 
"Tu compraste o passe como os outros compraram. Porque é que não entraste, mulher..."
Senti que ela estava constrangida por eu estar a olhar para ela.. Olhei para baixo e segui o meu caminho... Fui um cobarde.. Poderia ter feito a diferença num momento em que ela precisava de ajuda.
Tantas e tantas vezes isso aconteceu-me e sentia-me completamente desolado e abandonado.
Uma palavra amiga, um estender de mão, um conforto... Três coisas simples que eu poderia ter feito e no entanto, nada fiz.
Aconteceu ontem e durante a noite e hoje penso naqueles 5m aonde eu poderia ter feito algo e não o fiz.
God!! serei eu, mais um daqueles que não quer saber... 
será que  me tornei naquilo que eu odeio..
Não quero pensar nisso...
Poderia ter feito algo e não o fiz!
Sempre pensei que se ajudar uma pessoa, uma pessoa somente, já valeria todo o meu esforço e o tempo perdido com tudo o que faço, mas no entanto não ajudei alguém que, possivelmente, queria uma palavra amiga.


Pode até ser "filmes" da minha parte... ela poderia estar a espera de alguém ou simplesmente não era o autocarro que pretendia apanhar, no entanto não é disso que se trata.
O que se trata é que eu poderia ter feito algo e não o fiz...

2 comentários:

  1. Olá Eduino. Como tu, já tive um problema de excesso de peso, e ultrapassei-o (ou vou ultrapassando :) ). Entre Maio de 2010 e Maio de 2011 passei dos 134 kg a 74 kg. Tendo em conta o meu "curriculo", percebo bem do que falas. No entanto, considera duas coisas. Não sei se era o mesmo contigo, mas eu efectivamente tinha vergonha do meu problema. Por consequência qualquer coisa que chamasse demasiada atenção sobre mim, fazia-me sentir pior. Logo, mesmo o a tua boa intenção de ajudar, podia fazer sentir a pessoa até pior. Além disso, ás vezes tenho os mesmos pensamentos que tu, mas também penso que efectivamente não sabemos o que as pessoas estão a pensar. Pode-se estar triste ou chateado com outra pessoa/coisa qualquer e nós identificamo-nos com um determinado sentimento, pensamos que é isso e depois não tem nada a ver. Acabamos depois por relembrar a pessoa de outros problemas que se calhar nem sequer estava a pensar, e ainda pioramo so seu dia. Eu escolho ajudar/apoiar as pessoas quando se queixam, ou dão indício dos motivos, nunca directamente por achar que era isso que estavam a pensar. Um abraço e continua o bom trabalho!... Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim tb temi isso admito! fiquei com receio de para já ela ser um pouco agressiva( eu era agressivo e dizia que estava tudo bem comigo quando diziam do meu peso) e depois que se sentisse ainda pior do que, aparentemente estava.
      Seja como for, a minha decisão foi feita. Bem ou mal... =) E parabéns pela tua vitória.. é de louvar =) Obrigado pelas tuas palavras

      Eliminar